Os relacionamentos no desenvolvimento da criança
Imagine um solo fértil. Ele tem todas as características e propriedades necessárias para que uma planta se desenvolva e produza bons frutos, mas se esse solo não receber cuidado constante e se nele nada for semeado, pouco adiantará toda a sua riqueza.
Assim é o desenvolvimento da criança. A herança genética é o solo fértil, porém são as experiências oferecidas pelo ambiente que vão tornar possível o saudável desenvolvimento da criança.
O ambiente da criança é formado pelos seus relacionamentos e os pais são as primeiras pessoas que a criança estabelece relações fortes a longo prazo.
São os pais que apresentam o mundo para a criança e que proporcionam experiências enriquecedoras que promovem a base para o seu desenvolvimento emocional e cognitivo.
Portanto, conseguir se conectar com nossos filhos é a competência mais importante que precisamos desenvolver como pais.
Essa conexão é fortalecida pelo nível de atenção que damos aos nossos filhos.
Veja algumas dicas:
1. A constância é tão importante quanto a qualidade: reserve ao menos 20 minutos por dia para estar inteiramente presente com a criança, ou seja, longe de dispositivos eletrônicos ou outras distrações.
2. Use este tempo para conhecer os interesses do seu filho e explorá-los. É seu filho quem guiará este momento e não você.
3. Não é necessário ensinar coisas novas para o seu filho neste momento, pois é um momento de interação e não de disciplina.
4. Demonstre interesse e curiosidade pelo o que o seu filho está fazendo.
5. Descreva o que seu filho está fazendo. Uma dica é usar o “você” na frase, como: "Você foi muito criativo agora, gostei bastante da ideia que você teve de construir uma pista de corrida usando canetinhas”
6. Relaxe e tente se divertir com o seu filho: é muito gostoso quando percebemos que o outro está se divertindo conosco.
Quanto mais vocês se conhecerem, maior será a conexão entre vocês.
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Referências:
Kolb, B., & Wishaw, I.A. (2002). Neurociências do Comportamento. São Paulo: Manole.
National Scientific Council on the Developing Child (2004). Children’s Emotional Development Is Built into the Architecture of Their Brains: Working Paper No. 2. Retrieved from www.developingchild.harvard.edu.