É uma abordagem psicoterapêutica que ajuda o paciente a compreender seus problemas e de que forma estes afetam seus pensamentos, emoções e comportamento.
Ela se baseia em 3 princípios fundamentais (Knapp, 2008):

1.   Atividade cognitiva influencia o comportamento.
2.  A atividade cognitiva pode ser monitorada e alterada.
3.  O comportamento desejado pode ser influenciado por meio da mudança cognitiva.

O objetivo da terapia cognitivo-comportamental é elaborar junto com o paciente um trabalho de identificar e corrigir padrões de pensamentos conscientes ou não, levantando o por que as coisas são como são na vida do paciente e testando hipóteses.

Desta forma, a terapia ajuda o paciente a gerar soluções mais eficientes para seus problemas e apresentarem melhores estratégias de enfrentamento, por meio de técnicas aprendidas nas sessões. Ao apontar para o paciente suas interpretações tendenciosas em experiências específicas e propor alternativas diferentes, ocorre a redução dos sintomas.

A cognição se refere a um sistema de alta complexidade que envolve eventos ambientais, processos pelos quais percebemos e interpretamos as experiências, resultados, provenientes da interação entre as informações armazenadas pela memória e seu conteúdo formado pela maneira como essas informações são representadas pela memória.

A maneira como cada pessoa interpreta um evento contribui para o significado atribuído e terá consequências comportamentais e emocionais para a pessoa.

A terapia cognitivo-comportamental contribui para a construção de estruturas cognitivas que terão influências benéficas em futuras experiências.

 

Alguns problemas em que a terapia cognitivo-comportamental pode ajudar:

 

Problemas comportamentais na infância e adolescência

Ansiedade

Depressão

Manejo do estresse

Questões familiares, parentais ou matrimoniais

Questões laborais ou de carreira profissional

Baixa autoestima

Problemas sociais

Problemas na infância e adolescência (bullying, ansiedade, depressão, baixa autoestima, questões comportamentais, manejo da irritabilidade, etc.)

Perfeccionismo

Treino de empatia

 

Agende seu horário. Clique aqui!