É uma intervenção neuropsicológica que adota uma série de técnicas que ajuda a pessoa a ter melhor qualidade de vida, promovendo melhora das funções cognitivas (memória, atenção, planejamento, manejo do tempo, julgamento, etc.) e/ou uso adaptado de estratégias compensatórias.

Assim, o neuropsicólogo auxilia a pessoa a identificar seus objetivos para progredir funcionalmente em seu dia a dia.
A reabilitação neuropsicológica é então, um processo de mudança ativa pelo qual a pessoa adquire conhecimento e habilidades necessárias para lidar melhor com os desafios que enfrenta diariamente.

O neuropsicólogo utilizará todos os possíveis recursos disponíveis para minimizar o impacto dos prejuízos em funções cognitivas para promover o aumento da autonomia e participação da pessoa na sociedade.

É muito importante que o neuropsicólogo trabalhe junto com o paciente, família e equipe multidisciplinar para construir planos de ação com base nos déficits, estabelecendo alvos e metas claras e mensuráveis de intervenção para a melhoria de comportamentos e habilidades.

 

Em quais condições a reabilitação pode ser útil?

 

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Dislexia

Transtornos de Aprendizagem

Traumatismo Cranioencefálico

Doenças Degenerativas Progressivas

Acidente Vascular Cerebral

Epilepsia

Dificuldades de habilidades sociais

Dificuldades em memória de trabalho

Dificuldades em velocidade de processamento

Outros transtornos/ condições que envolvem alterações cognitivas (memória, atenção, percepção, tomada de decisão, resolução de problemas, planejamento, volição, controle inibitório, organização, regulação emocional, etc.).

 

Agende seu horário. Clique aqui!